segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

GRANDES CLUBES E SUAS TRAJETÓRIAS NA COPA CIDADE VERDE

            Desde 2005 a Copa Cidade Verde vem atraindo grandes times para a competição. De dentro ou de fora do país, os times vem para Cidade Verde para buscar ainda mais experiências e aprendizado no esporte.
Os times estrangeiros que participaram da copa foram Universidad de Chile (Chile), Sol de América (Paraguai), River Plate (Paraguai), Seleção Paraguai e Danúbio F.C (Uruguai).
A Copa também tem representação de equipes nacionais da Série Ae B do Campeonato Brasileiro, tais como: Corinthias (SP), Portuguesa (SP), Botafogo (RJ), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Vasco da Gama (RJ), Criciúma (SC), Figueirense (SC), Internacional de Porto Alegre (RS), Grêmio Futebol Portoalegrense (RS), Juventude (RS), entre outros.
Sobre a trajetória de títulos das equipes mencionadas, Criciúma, Portuguesa e Vasco da Gama já tiveram goleadores premiados na copinha. Criciúma ficou campeã na categoria SUB-17 em  2012. A equipe da Portuguesa também já conquistou o primeiro lugar, e foi na categoria SUB-14, em 2013, numa final de goleada de 5 x 2 em cima do 15 de Novembro. Mas o destaque vai para a equipe carioca, que em 2012 revelou um dos maiores goleadores da história da copinha, Lucas Santos da Silva, na época da categoria SUB-12, fez incríveis 17 gols na 7ª Copa Cidade Verde. O Vasco da Gama ainda teve equipes campeãs em 2010 e em 2014, nas categorias SUB-12 e SUB-10, respectivamente, e ambas as vitórias em cima do Juventude.
Falando em Juventude, a equipe gaúcha também revelou muitos goleadores, mas é na defesa que ela ganha destaque: já conquistou 6 vezes o títulos de defesa menos vazada, e só perde pro Grêmio nesse quesito. Juventude também já conquistou o título de campeã em diversas categorias da copa um total de 7 vezes, mostrando que é um time de tradição e nome na competição.
O Internacional de Porto Alegre também já foi destaque em defesa menos vazada, goleador, e também já conquistou a copa em várias categorias, 4 vezes. Mas o marco mais histórico na trajetória do time foi a goleada de 21 x 0 sobre o União Moleque, na categoria sub-12 em 2008. Foi a maior goleada da história da competição! No mesmo ano o time ainda teve Renato Lourenço, da mesma categoria, premiado como goleador, com 15 gols. O colorado ainda revelou dois nomes de grande peso para clube aqui na copa, são eles Claudio Winck e Alan Ruschel.
Mas o time mais vitorioso da Copa Cidade Verde é o Grêmio. Ao lado do Sandense (Três Coroas/RS) e Pelotas (Pelotas/RS), o time participou de todas as edições da competição. É a equipe que mais ganhou como defesa menos vazada, goleador e que mais ficou campeã da copinha - dentre uma categoria e outra, o Grêmio já conquistou 9 vezes o primeiro lugar. Além disso, o time já teve dois jogadores profissionais que iniciaram sua carreira aqui na copinha: Ramiro e Matheus Biteco.
A organização da Copa Cidade Verde tem muito orgulho de ter esses grandes clubes participando da competição, mas não deixa de lembrar que todos os clubes, sejam grandes, ou pequenos, fizeram parte da desses 10 anos de sucesso da competição, e têm igual relevância na realização do evento.